Centrais de atendimento

Brasília (61) 3442-8217
(61) 3711-4455
Goiânia (62) 3281-1888
(62) 99637-1888
Menu

Calvície masculina: por que o cabelo lateral não cai?

11 de outubro | 15:28

Afirmar que o cabelo lateral não cai pode ser um termo muito forte. Devido a inúmeros fatores, todo o cabelo do homem pode cair. Mas você sabe por que a calvície masculina afeta muito mais o topo da cabeça?

Conhecida como alopecia androgenética, a calvície masculina tem origem genética. Em algumas partes do corpo masculino, uma enzima chamada 5α-redutase transforma a testosterona no hormônio di-hidrotestosterona (DHT). O DHT é responsável pelo desenvolvimento de várias funções no homem, entretanto, no couro cabeludo, ele ajuda a promover a miniaturização folicular.

A miniaturização folicular faz com que os folículos capilares reduzam cada vez mais de tamanho, tornando os fios sempre mais finos e ralos, até que parem de nascer completamente. Isso começa a gerar a calvície masculina. As famosas entradas começam a parecer, juntamente com o raleamento do cabelo no topo da cabeça.

E por que a queda não ocorre nas laterais do cabelo?

O DHT não atinge as laterais da cabeça da mesma forma que acontece no topo, pois os fios delas são bem menos sensíveis ao hormônio do que o restante do cabelo, fazendo com que eles durem por mais tempo.

Características da alopecia androgenética

A principal característica da alopecia androgenética é a substituição dos fios, que ficam cada vez mais finos e menores, até que param totalmente de crescer levando a pessoa à calvície.

O aumento da oleosidade e a descamação do couro cabeludo (caspa) pode acompanhar alguns alguns casos de calvície, mas não estão relacionados à queda dos cabelos.

Solução

A cirurgia de implante capilar consiste em tirar cabelo dessa área que é menos atingida pelo DHT, chamada de área doadora, e implantá-lo na parte calva, conhecida como área receptora. Por não possuírem o gene da calvície, esses fios costumam não cair mais depois do implante.

Calvície em mulheres

A alopecia androgenética também ocorre em mulheres, mas em uma frequência e intensidade menor. Nelas, a alopecia reduz a quantidade de fios no topo da cabeça, mas de forma menos severa.

Se você tem outras dúvidas e quer mais informações sobre calvície e queda de cabelo, entre em contato conosco. Solicite uma avaliação online ou marque uma consulta, nós atendemos em Goiânia e Brasília.

TOP