Centrais de atendimento

Brasília (61) 3442-8217
(61) 3711-4455
Goiânia (62) 3281-1888
(62) 99637-1888
Menu

Conheça as 10 principais causas da queda de cabelo

25 de agosto | 11:51

Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo e, consequentemente, têm problemas de autoestima. Por te ajudar a entender esse problema e buscar a solução correta, listamos as 10 principais causas da queda de cabelo. Confira:

1. Calvície
A calvície afeta principalmente os homens, mas também ocorre em mulheres. A causa principal deste problema é a atuação da di-hidrotestosterona, presente no hormônio masculino. Porém, apesar de ser uma das causas da queda de cabelo, não pode ser confundida com calvície.

2. Dieta deficiente
Uma dieta pouco variada pode acarretar na deficiência de certas substâncias importantes para o organismo. Assim, o corpo transfere essas substâncias de partes não vitais – cabelos e unhas – para partes vitais. Algumas delas são as vitaminas do complexo B, que influem diretamente nas taxas de ferro do organismo, e as proteínas, que contribuem para a formação de cabelo, pele e unhas.
Em alguns casos, é possível observar que o excesso de vitaminas A, E e C também afetam a queda de cabelo, pois podem ter como efeito colateral a má absorção de outras substâncias pelo corpo.

3. Problemas hormonais
Os hormônios merecem atenção entre as 10 causas de queda de cabelo. Como na calvície, a testosterona influencia na queda, porém, no caso das mulheres, a alteração hormonal causada pelos picos do ciclo menstrual pode desregular certas substâncias, causando a queda. A vantagem é que no caso feminino o estrogênio consegue combater a ação da di-hidrotestosterona, já que as mulheres, mesmo em quantidades baixas, também possuem o hormônio masculino.

4. Danos ao cabelo
Os danos ao cabelo estão ligados à ruptura que os fios sofrem, em sua raiz ou extensão. Quando se usa o cabelo preso por liguinhas e prendedores durante muito tempo, estes podem forçar o fio, o que leva à ruptura. A utilização de chapinhas e secadores também pode contribuir para isto.
Outro fator importante é o uso de substâncias químicas, como tinturas e alisantes, que alteram a estrutura do fio e deixam as madeixas fragilizadas.

5. Utilização de medicamentos
Alguns medicamentos podem ter a queda de cabelo como efeito colateral. É o caso dos remédios utilizados na quimioterapia, e também em medicamentos antidepressivos e corticoides. Antes de começar o tratamento com algum medicamento, é aconselhável consultar o seu médico e ler a bula para conhecer os possíveis efeitos.

6. Doenças
Doenças que estejam diretamente ligadas à falta de ferro, como a anemia, estão associadas à queda de cabelo. A diabetes também é uma doença que afeta os fios quando influi nos níveis de açúcares no sangue e, consequentemente, na circulação dele pelo corpo, mais especificamente no couro cabeludo, prejudicando o desenvolvimento do bulbo capilar.


7. Menopausa
Muitas mulheres sentem o ressecamento do cabelo no período de menopausa. Isso acontece porque o corpo não produz proteínas e colágeno com tanta abundância, o que torna o cabelo mais frágil e suscetível à queda.

8. Estresse
O estresse está entre as 10 principais causas da queda de cabelo porque os níveis de cortisol – hormônio ligado ao mau humor – aumentam e o corpo pode começar a atacar os bulbos capilares. Procure um médico para que ele faça o diagnóstico e indique um tratamento adequado.

9. Genética
A genética também deve ser observada, já que indica uma pré-disposição à fragilidade do fio quando a família apresenta níveis altos de di-hidrotestosterona. Nestes casos, como a recuperação do bulbo capilar não é possível, é indicado o transplante capilar. Saiba mais sobre o procedimento aqui (link).

10. Cuidados com a saúde/higiene
Cuidados com a higiene influem diretamente na saúde do fio e, assim, na queda de cabelo. Ao lavar o cabelo, muitas pessoas utilizam água muito quente, o que fragiliza o bulbo capilar e atrapalha o seu desenvolvimento, além de poder causar caspa.
Por falar em caspa, o tipo de caspa seborreica também pode causar o rompimento do fio por “sufocar” o bulbo capilar e ser um indicativo de micose causada pela má higiene da região.


Agora que você já conhece as 10 principais causas da queda de cabelo, a dica para encontrar o tratamento adequado é procurar um especialista, que poderá analisar as particularidades do seu caso. Se tiver dúvidas, fale conosco e marque uma consulta em Goiânia ou Brasília ou faça uma avaliação online.

TOP