Centrais de atendimento

Brasília (61) 3442-8217
(61) 3711-4455
Goiânia (62) 3281-1888
(62) 99637-1888
Menu

Conheça quatro tipos de queda de cabelo

29 de setembro | 13:21

Existem vários motivos que fazem com que o nosso cabelo caia, assim como existem diferentes tipos de queda de cabelo. Isso significa que uma pessoa pode ter queda de cabelo por causa genética ou por alterações hormonais.

Para entender melhor o assunto, listamos quatro tipos de queda de cabelo para que você fique mais informado:

 

 

 

 

Alopecia Androgenética

A Alopecia Androgenética, a popular calvície, tem origem genética. Nos homens, esse tipo de queda de cabelo acontece no topo da cabeça. Nas mulheres, o efeito é semelhante, entretanto é menos severa do que nos homens.

Alopecia Areata

Nesse tipo de queda, o sistema imunitário do corpo age como se os folículos capilares fossem um organismo estranho e os ataca. Isso faz com que o cabelo deixe de crescer e entre em repouso (fase telógena). Quando essa fase acaba, aproximadamente 3 meses depois, o cabelo começa a cair e só volta a crescer quando o sistema imunológico parar de atacar os folículos. Um dos primeiros sintomas da alopecia areata é uma mancha arredondada de, aproximadamente, 2,5 cm que aparece na cabeça da pessoa.

Existem três formas e graus da alopecia areata. São eles:

Alopecia areata: são pequenas manchas de perda de cabelo.

Alopecia totalis, em que ocorre a perda total do cabelo do couro cabelo

Alopecia universalis: é o tipo mais grave e faz com que a pessoa perca cabelo e os pelos do corpo.

A alopecia areata costuma atacar a pessoa apenas uma vez na vida e o cabelo volta a crescer depois. Tanto homens quanto mulheres podem ser afetados.

Queda de cabelo auto-induzida

Existem dois tipos diferentes de queda de cabelo auto-induzida, a tricotilomania e a alopecia por tração.

A tricotilomania acontece quando uma pessoa puxa os seus próprios cabelos. Esse tipo de queda é mais comum em crianças, adolescentes e mulheres e o tratamento é feito com ajuda psiquiátrica e medicamentos.

A alopecia por tração é resultado da grande tensão aplicada no cabelo através de diferentes penteados, como rabo de cavalo e tranças. Essa tração contínua acaba provocando a queda dos fios, que pode se tornar permanente caso a pressão exercida no cabelo aconteça continuamente durante vários dias. O tratamento mais simples para esse problema é diminuir a força com que o cabelo é preso.

Eflúvio Telógeno

Mais comum entre todos os tipos de queda, o eflúvio telógeno afeta principalmente mulheres e acontece em períodos de estresse, aumentando a queda de cabelo. O eflúvio telógeno pode ser causado por diferentes motivos, como alterações hormonais, como pós-parto, gravidez, pílulas anticoncepcionais e mau funcionamento da glândula tireóide (hipertireoidismo ou hipotireoidismo), além de infecções do couro cabeludo, como dermatofitoses ou dermatomicoses, operações cirúrgicas ou doenças crônicas, stress psicológico extremo, dietas restritivas e medicação.

Se você sofre com algum problema de queda de cabelo, faça a avaliação online ou marque uma consulta conosco. Atendemos em Goiânia e Brasília.

TOP