Centrais de atendimento

Brasília (61) 3442-8217
(61) 3711-4455
Goiânia (62) 3281-1888
(62) 99637-1888
Menu

Proteína ajuda no combate a calvície e cabelos brancos

19 de setembro | 17:23

Uma proteína conhecida como Wnt é essencial para o crescimento dos cabelos e a produção dos pigmentos existentes neles. Após um estudo inédito feito sobre células-tronco capilares, a proteína foi descoberta como sendo a responsável pelo crescimento e coloração dos cabelos. Já se sabe que há décadas os cientistas descobriram que as células-tronco dos folículos capilares e dos melanócitos, as células produtoras de pigmento, interagem de alguma forma para produzir cabelo colorido. No entanto, ninguém sabia exatamente como isso acontecia. 

 A Cell uma das mais importantes revistas científicas do mundo publicou um trabalho feito pela Dra. Mayumi Ito, da Universidade de Nova York, que a proteína como Wnt é essencial nesse processo. Logo após um estudo feito em ratos, mostrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos. 

A pesquisa feita mostrou que a ausência ou a anormalidade de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Além de mostrar uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, o estudo também pode ajudar a combater doenças graves, como o melanoma ou câncer da pele. 

O corpo humano possui vários tipos de células-tronco com capacidade de regeneração. Os métodos por trás da comunicação entre elas, descobertos nos fios de cabelo, podem dar pistas importantes para regenerar órgãos mais complexos. Além disso, ajuda a entender doenças nas quais os melanócitos estão envolvidos. 

 

TOP