Centrais de atendimento

Brasília (61) 3442-8217
(61) 3711-4455
Goiânia (62) 3281-1888
(62) 99637-1888
Menu

Você sabe o que é Alopecia Areata?

20 de novembro | 11:55

Alopecia areata: O que é?

Conhecida como “pelada”, a Alopecia Areata é uma doença que causa a rápida perda de cabelos em determinadas regiões do corpo, principalmente no couro cabeludo. Afeta aproximadamente 2% da população mundial, podendo surgir em homens e mulheres de qualquer idade. É uma doença do tipo autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca o corpo e costuma apresentar círculos sem cabelo no couro cabeludo, sendo que, em mulheres, é mais comum que ocorra na parte dianteira. 

Na alopecia areata, as células dos folículos pilosos são atacadas incorretamente e resultam na queda de cabelo. A hereditariedade é apontada como um dos fatores de riscos principais. Se alguém de família tiver apresentado asma, lúpus, ou outros tipos de doenças autoimunes é bom ficar atento.  A causa em si não é conhecida e a alopecia areata não é contagiosa.

O tratamento varia de acordo com o caso de cada paciente. Existem métodos de tratamento como: injeções de cortisona, imunoterapia, medicamentos de uso tópico, fototerapia e até mesmo o uso de corticoides, que são prescritos para estimular o crescimento de cabelo na área afetada. 


Como a alopecia areata tende a regredir, o tratamento não é indicado para todos os caso. De qualquer forma, apenas um profissional qualificado está apto para realizar o diagnóstico. Alguns pacientes podem notar crescimento de cabelo novo em aproximadamente seis semanas após o início do tratamento, mas este número também é variável.


Alopecia Areata não é a o nome de todos os tipos de queda de cabelo. É apenas um tipo. Queda de cabelo é algo sério e não deve ser ignorado, já que pode indicar a existência de doenças como anemia, lúpus, entre outros.

O Dr. Calixto é cirurgião plástico membro titular da Sociedade Internacional de Cirurgia da Restauração Capilar, Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, autor de mais de vinte trabalhos publicados no Brasil e no exterior - sendo doze em co-autoria com o professor Ivo Pitanguy, além de muitas outras qualificações. É um profissional renomado e especialista em cirurgia plástica e implante capilar, trabalhando com diversas técnicas para satisfazer o paciente da melhor maneira possível.

Faça uma avaliação online ou entre em contato através dos telefones (61) 3442-8217 e (62) 3281-1888. 

 

TOP