As técnicas de Transplante Capilar evoluíram e os enxertos se tornaram menores, chamados atualmente de unidades foliculares. Esta evolução proporcionou a redução do trauma no couro cabeludo, diminuindo o dano vascular, possibilitando maior concentração de incisões, aumentando assim o número de unidades foliculares transplantadas.
Dense Packing é realizado para aumentar a densidade de cabelo. Qualquer extração de unidades foliculares deve ser planejada meticulosamente sobre a limitação individual de uma área doadora do paciente. A densidade natural dos indivíduos varia entre 60-110 unidades foliculares (FU) por cm². Com o uso de dispositivos delicadamente fabricados, incluindo as habilidades artísticas pessoais do cirurgião, uma cobertura máxima de 80 FU's por cm² e muito mais podem ser alcançados em áreas calvas, praticamente semelhantes a uma densidade natural. Confira o exemplo abaixo:
No entanto, apenas pacientes com uma área doadora com densidade capilar elevada, estará apto a técnica do Dense Packing. É por isso que todo paciente tem que passar por uma avaliação completa da área doadora, incluindo a Folicoscopia, que permite avaliar o número de unidades foliculares disponíveis antes de cada transplante capilar por cm².
A experiência do cirurgião e de sua equipe contribuirá para avaliação do grau de calvície, que poderá estar em um estágio de estabilização ou mesmo de progressão. Por esse motivo o paciente precisa estar ciente dos benefícios do procedimento e preparado caso necessite de outro transplante no futuro.